MISSA DA FAMÍLIA

O MATRIMÔNIO É A MELHOR GARANTIA PARA O AMOR, É O LUGAR NATURAL DA FELICIDADE E O CAMINHO SEGURO PARA A SANTIDADE!



A família, fundada e vivificada pelo amor, é uma comunidade de pessoas: dos esposos, homem e mulher, dos pais e dos filhos, dos parentes. A sua primeira tarefa é a de viver fielmente a realidade da comunhão num constante empenho por fazer crescer uma autêntica comunidade de pessoas. O princípio interior, a força permanente e a meta última de tal dever é o AMOR: como, sem o amor, a família não é uma comunidade de pessoas, assim, sem o amor, a família não pode viver, crescer e aperfeiçoar-se como uma comunidade de pessoas.

Amar a família significa saber estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre. Amar a família significa descobrir os perigos e os males que a ameaçam, para poder superá-los. Amar a família significa empenhar-se em criar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. E, por fim, forma eminente de amor à família cristã de hoje, muitas vezes tentada por incomodidades e angustiada por crescentes dificuldades, é dar-lhe novamente razões de confiança em si mesma, nas riquezas próprias que lhe advém da natureza e da graça, e na missão que Deus lhe ha confiou: “É necessário que as famílias do nosso tempo tomem novamente altura! É necessário que sigam a Cristo”.

A estabilidade da família está particularmente em perigo; para salvaguardá-la, é necessário ir com frequência contra a corrente, em relação à cultura predominante, e isto exige paciência, esforço, sacrifício e busca incessante de compreensão mútua. Mas também nos dias de hoje os cônjuges podem superar as dificuldades e conservarem-se fiéis à sua vocação, recorrendo ao auxílio de Deus através da oração e participando assiduamente nos sacramentos, de maneira particular na Eucaristia. A unidade e a solidez das famílias ajudam a sociedade a respirar os valores humanos autênticos e a abrir-se ao Evangelho.


Pensando juntamente, neste desafio de defender os valores familiares, numa sociedade onde os perigos contra a família estão cada vez mais acentuados, as Equipes de Nossa Senhora do Setor Santa Rosa de Viterbo decidiram participar mensalmente da MISSA DA FAMÍLIA em nossa paróquia. Os equipistas participam preparando a liturgia, animação, cantos e ministros da Sagrada Eucaristia.

Nessa missa muitas famílias são restauradas e acontece um grande momento de reflexão e conversão. Muitas vezes por pequenas coisas, a família vira consórcio e vem o divórcio, pois é mais fácil buscar a separação onde cada um olha pra si mesmo e toma o seu caminho, do que buscar ajuda em Deus para superar os inevitáveis conflitos que surgem nos relacionamentos entre o casal e na educação dos filhos. 

Nós acreditamos na família! Uma família que luta todos os dias para viver o amor e o perdão. Onde o casal se preocupe com os filhos criando um relacionamento saudável dentro de casa, buscando a felicidade e o bem-estar do outro, nesta troca de entrega e doação de quem quer e busca a plena realização dos membros do seu lar. 

Nestas celebrações buscamos unir as famílias contra as dificuldades que este mundo nos oferece, lutar contra os males que são oferecidos todos os dias, a falta de diálogo, a traição, o divórcio, a violência familiar, o abandono de crianças, o aborto, e tantos outros males que dividem as famílias brasileiras.


Unidos na promoção da Família, estejamos em comunhão de orações!








 



*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário