RETIRO ESPIRITUAL

O MATRIMÔNIO É A MELHOR GARANTIA PARA O AMOR, É O LUGAR NATURAL DA FELICIDADE E O CAMINHO SEGURO PARA A SANTIDADE!




RETIRO – UMA NECESSIDADE VITAL AO ESPÍRITO

O Retiro é considerado um afastamento temporário das nossas atividades para conversar com Deus e refletir sobre a própria vida. Refere-se a uma prática tradicional na história do Cristianismo e é vivamente recomendada pela Igreja Católica. Possibilita momentos de entrega e de plenitude espiritual que nos faz impregnados do Espírito Santo.


Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Desta maneira escolheu seus seguidores mais próximos: “… naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”. (Lc, 6, 12-13)


Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo – exercitando o Amor e a Misericórdia de Deus que nos faz enxergar Seu agir a cada acontecimento que marca a nossa existência.


Um dos Pontos Concretos de Esforço das ENS é o Retiro, que acontece uma única vez no ano, para uma comunhão plena com Deus. É um momento de estar, de ser com Deus – “de jejum de palavras para ser fartura de escuta...” no deserto silenciado pela reflexão que nos privilegia ao esvaziamento de todas as coisas para nos preenchermos do amor divino.


O Retiro nos impulsiona ao recolhimento para sermos instruídos e capacitados ao caminho da santidade conjugal, através da escuta da Palavra que nos leva ao exame de consciência, acompanhado de orações que fortalecem nosso espírito à conversão “... e avivam em nós um ardor novo para a perfeição”.


Nossa participação deve acontecer em casal, num clima de despojamento, abnegação, renúncia e humildade. Partilhando experiências e oportunizando-nos uma aproximação concomitante – com Deus e com o cônjuge – buscando o fortalecimento da nossa fé e uma melhor relação enquanto casal unido no amor do Pai.


É o momento de nos reabastecermos e nos fortificarmos como pessoa e como casal. Por isso o Pe. Caffarel atribuiu importância significativa ao RETIRO, onde marido e mulher, juntos, respondem ao convite: “Vinde vós sozinhos e descansai um pouco em lugar deserto” (Mc 6, 31). ...”Eu o conduzirei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Os 2, 16).


Portanto, o retiro é uma oportunidade para aprofundar a vida espiritual e de oração entre os casais das ENS.

Não considerar o Retiro como um “dever”, uma “obrigação” – mas uma prática, um exercício de espiritualidade de quem pretende alcançar a santidade no silêncio da oração, abrindo o coração à escuta da Palavra que nos leva a refletir com os “olhos de Deus”, esvaziando-nos do entendimento meramente humano.


Nosso propósito deverá ser o de ouvir mais e falar menos, deixando-nos abertos à escuta da voz do Espírito Santo que, de acordo com São João da Cruz – “Na medida em que o verbo cresce, a palavra se torna silêncio”.


Portanto, o Retiro, enquanto PCE das ENS, ajuda-nos ao caminho da conversão que, pouco a pouco, vai transformando nossa vida de casal para o verdadeiro encontro com o Senhor, desenvolvendo a capacidade de vivermos o apelo do encontro e da comunhão que nos encoraja para a concretude da ajuda mútua, onde cada um faz parte do outro em Cristo.


Como não aproveitar esta oportunidade de estar pessoalmente e em casal, refletindo sobre a nossa vida na presença de Deus?




Um comentário:

  1. Fim de semana abençoado! O retiro nos deu força para continuarmos nossa caminhada e nossa missão nas ENS. Que Deus abençoe todos os equipistas e que possamos ter outros momentos privilegiados como esse.

    ResponderExcluir