EVENTOS 2017

O MATRIMÔNIO É A MELHOR GARANTIA PARA O AMOR, É O LUGAR NATURAL DA FELICIDADE E O CAMINHO SEGURO PARA A SANTIDADE!



Pré-EACRE 

Os casais que foram escolhidos no final de 2017 como responsáveis pelas equipes estiveram reunidos durante a tarde do dia 25 de novembro para receberem formação e informação. O encontro aconteceu no plenário da Casa da Criança e por isso agradecemos o enorme carinho da Irmã Madalena, que gentilmente cedeu o espaço para o MENS.

A Equipe de Setor preparou com muito carinho todos os momentos do Pré-EACRE, com o objetivo de tratar assuntos de formação e informação para os novos CRE´s e CL´s.


Foi uma oportunidade de trocar experiências com os irmãos equipistas, tirar dúvidas e acima de tudo testemunhar o amor de Cristo.

O que é o Pré-EACRE

Encontro realizado e organizado pelo Setor com os recém empossados CRE´s, CL´s, CP´s e Casal Experiência Comunitária, com o intuito de formá-los e informá-los acerca de sua função, transmitindo recomendações e orientações gerais sobre a relação Setor / Equipe / Ligação, esclarecendo dúvidas sobre a estrutura e a Mística do Movimento, animando e proporcionando a unidade.

Um casal bem formado e informado acerca do cotidiano de sua função fará a diferença na Equipe e no Movimento. Tudo começa com esta primeira responsabilidade. É no Pré-EACRE que o Casal Responsável receberá o alimento necessário para realizar o seu apostolado junto aos casais e ao Sacerdote Conselheiro Espiritual de sua equipe.

Este encontro antecede o EACRE e, por isso, é uma excelente oportunidade para motivar os novos CRE´s e CL´s a estarem presentes ao mesmo. 


 

 


*            *            *

Celebração Eucarística e Posse dos novos CRE para 2018

Chegamos ao final de mais um ano equipista e, junto com esse momento de renovação, tivemos a escolha dos novos Casais Responsáveis de Equipe, trazendo novos ares para o Movimento em nosso Setor.

Mas esses novos ares tem uma característica muito especial: assim como o Senhor teve os caminhos aplainados para que pudesse realizar sua missão, a renovação da responsabilidade nas Equipes de Nossa Senhora também significa uma continuidade na obra que precisa ser feita para que o Senhor caminhe sempre conosco e habite sempre em nossos corações.

Cada Casal Responsável que assume essa linda missão é um amigo do Senhor, quando se coloca a serviço, sem receios, de toda a sua vontade, e em oração, para ajudar a todos os membros das equipes de base no progresso espiritual para a santidade, “nem mais, nem menos”.

Continuidade é uma palavra que tem um peso muito forte, pois significa validar tudo o que foi feito de bom, trazendo as mudanças necessárias para que o progresso continue, pontuando o que precisa ser modificado e melhorado, ou seja, reconhecer e retirar as pedras e muros do caminho. Por isso é tão importante a reunião de balanço que todas as equipes fazem, onde o CRE que deixa a responsabilidade, junto com o novo que assume, e toda a equipe reunida, se colocam diante de Deus e dos irmãos para, de forma amadurecida e responsável, buscarem sempre o amor renovado, na certeza do caminho para o qual fomos escolhidos.

Sinal dessa renovação é a posse dos novos Casais Responsáveis de Equipe, que confirmam o seu “SIM” ao serviço diante de Deus e de toda a comunidade equipista e da Igreja. Momento forte de apresentar todos os dons que o Senhor concede para essa missão, pedindo a Ele que capacite, para que esses dons sejam frutificados dentro da Mística e Carisma das Equipes de Nossa Senhora.

No dia 8 de novembro às 20h00, aconteceu na Igreja Matriz a Celebração Eucarística e posse dos novos CRE. Na alegria de estarmos sempre reunidos em nome de Cristo, os novos CRE iniciam, assim, mais um no qual O Poderoso fará em nós Maravilhas ao abrirmos os nossos corações.

Os Casais Responsáveis das Equipes para o ano de 2018 são:
Equipe 2 - Nossa Senhora Auxiliadora -Maria do Rosário e José Meloni
Equipe 3 - Nossa Senhora das Rosas - Luiza e Osvaldo
Equipe 4 - Nossa Senhora Aparecida - Elaine e Carlos Eduardo
Equipe 5 - Nossa Senhora de Fátima - Sônia e Osvaldo
Equipe 9 - Nossa Senhora de Lourdes - Maria José e Carlos Augusto
Equipe 10 - Nossa Senhora do Carmo - Rosilene e Fernando
Equipe 11 - Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Renata e José Ricardo
Equipe 13 - Nossa Senhora Mãe Peregrina - Eliana e José Roberto
Equipe 14 - Nossa Senhora da Assunção - Raquel e Elton
Equipe 81 - Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Cajuru) - Zezé e Carlinhos
Equipe 91 - Nossa Senhora do Rosário (Bento Quirino) - Aila e Cristiano
Equipe 92 - Nossa Senhora Aparecida (Bento Quirino) - Lucélia e Pató
Equipe 93 - Nossa Senhora de Fátima (Bento Quirino) - Marilene e Celso

Casais Ligação:
Dirce e Vicente, 

Lidinei e Maria Lúcia 
Vilma e Alexandre 
Rosilene e Fernando

Casal Experiência Comunitária: Elaine e Gibi
Casal Piloto: Maria José e Carlos Augusto 

 

 

 

 





*            *            *

Confraternização dos Sacerdotes Conselheiros Espirituais da Região SP Nordeste

Confraternização dos Sacerdotes Conselheiros Espirituais da Região SP Nordeste

Como acontece todos os anos nossa Região promoveu uma confraternização para os SCE´s e AE´s . Reuniram-se em Sertãozinho na residência do casal do Casal Regional - Valéria e João no dia 6 de novembro. O encontro contou com a presença de Dom Moacir Silva, Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto. 

Foi um tempo propício para partilha, alegria e boa conversa. Na sequência, todos participaram de um delicioso almoço.











*            *            *


Missão - Paróquia Santa Rosa de Viterbo

Em comunhão com a Paróquia do Cônego Pedro, o dia 29 de outubro foi marcado pelo Dia de Missões. Nessa data, Cônego nos convidou a refletir sobre nosso posicionamento missionário da Igreja. 

Alguns equipistas aceitaram o desafio de Deus para fazer missões em alguns bairros da cidade. Na maioria das vezes não é nada fácil deixar tudo para encarar as realidades de muitas famílias. 

A missão da Igreja, destinada a todos os homens e mulheres de boa vontade, funda-se sobre o poder transformador do Evangelho. Esta é uma Boa Nova portadora duma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, o qual, comunicando o seu Espírito vivificador, torna-Se para nós Caminho, Verdade e Vida

Como casais equipistas, procuramos inspiração em Maria, Mãe da evangelização. Movida pelo Espírito, Ela acolheu o Verbo da vida na profundidade da sua fé humilde!

 









*            *            *

Encontro Provincial

Foi realizado Seminário Santo Antônio - Capuchinhos - São Pedro (SP), no final de semana de 20 a 22 de outubro, o Encontro da Província Sul II das ENS.

O Encontro dirigido pelo Casal Responsável da Província - Lenice e José Carlos, contou com a participação dos Casais Responsáveis e Conselheiros Espirituais de todas as Regiões e Setores (SP Leste, SP Nordeste, SP Norte I SP Norte II, SP Oeste I, SP Oeste II e SP Oeste III).

O Encontro Provincial anual tem o objetivo de apresentar o planejamento, orientações, prioridades e as ações das ENS para o próximo ano, que serão retransmitidas aos Casais Responsáveis de Equipe durante o EACRE (3 e 4/2/2018).








*            *            *

Encontro de Sacerdotes e Conselheiros Espirituais

Em comunhão com as Equipes de todo o Brasil, no dia 18 de setembro realizamos uma noite especial de oração pela Canonização de Pe. Caffarel.

Conduzida pela Diácono Wilson, pedimos ao Pai que apresse o dia em que a Igreja proclamará a santidade da vida do Pe. Caffarel e que não percamos a oportunidade de pedir a intercessão dele. Também aproveitamos a oportunidade de pedir por nossos irmãos enfermos e adoentados.

“O teu amor sem exigências me diminui; a tua exigência sem amor me desencoraja;
o teu amor exigente me engrandece” (Pe. Caffarel)


 

 

 


*            *            *



Noite de Oração Padre Caffarel

Aconteceu em Itaici - SP entre os dias 11 a 14 de setembro o Encontro Provincial de Sacerdotes Conselheiros e Acompanhantes Espirituais das Províncias Sul I e Sul II das Equipes de Nossa Senhora, com o tema “Eis que venho fazer, com prazer, a Vossa vontade Senhor” (Sl 39, 8-9)

Este encontro teve como finalidade de ajudar a entender o pensamento do fundador Padre Henri Cafarrel, e melhor entender as funções dos Sacerdotes Conselheiros Espirituais e Acompanhantes Espirituais. Serviu também para promover a unidade e a fidelidade ao Carisma do Movimento, recordando a figura carismática do seu fundador como modelo de Conselheiro Espiritual.

O encontro também serviu para celebrar a riqueza da missão dos conselheiros e acompanhantes espirituais no serviço ao Movimento - Movimento de Espiritualidade Conjugal, com objetivo de discernir e apontar pistas um aprimoramento do movimento com relação aos Sacerdotes Conselheiros Espirituais (SCE) e aos Acompanhantes Espirituais (AE).

Do setor de Santa Rosa de Viterbo estiveram presentes os Diáconos Wilson e Cebolinha. Retornaram com muita disposição e alegria, comprometendo-se ainda mais com o MENS.

 

 








*            *            *


Retiro anual 2017

Um dos Pontos Concretos de Esforço das ENS é o Retiro, que acontece uma única vez no ano, para uma comunhão plena com Deus. É um momento de estar, de ser com Deus – “de jejum de palavras para ser fartura de escuta...” no deserto silenciado pela reflexão que nos privilegia ao esvaziamento de todas as coisas para nos preenchermos do amor divino.


 

 

 

O Retiro nos impulsiona ao recolhimento para sermos instruídos e capacitados ao caminho da santidade conjugal, através da escuta da Palavra que nos leva ao exame de consciência, acompanhado de orações que fortalecem nosso espírito à conversão “... e avivam em nós um ardor novo para a perfeição”. 

Uma oportunidade para aprofundar a vida espiritual e de oração entre os casais das ENS. 

O Retiro, enquanto PCE das ENS, ajuda-nos ao caminho da conversão que, pouco a pouco, vai transformando nossa vida de casal para o verdadeiro encontro com o Senhor, desenvolvendo a capacidade de vivermos o apelo do encontro e da comunhão que nos encoraja para a concretude da ajuda mútua, onde cada um faz parte do outro em Cristo.

Aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, na Estância Maria Júlia, o Retiro das ENS do Setor Santa Rosa de Viterbo, Bento Quirino e Cajuru, com a brilhante orientação do Padre Pitico, SCE Regional.

Com a presença de mais de 50 casais, viveram momentos de piedade e alegria os dois dias de Retiro!

Eis alguns tópicos explanados brilhantemente pelo Padre Pitico:

Crescer na caridade conjugal (Cf. Amoris Laetitia [AL], n. 120-142)
O Papa Francisco afirma que o amor que une os esposos, é amor santificado, enriquecido e iluminado pela graça do sacramento do matrimônio. É uma «união afetiva», espiritual e oblativa, mas que reúne em si a ternura da amizade e a paixão erótica, embora seja capaz de subsistir mesmo quando os sentimentos e a paixão enfraquecem. Este amor forte, derramado pelo Espírito Santo, é reflexo da aliança indestrutível entre Cristo e a humanidade que culminou na entrega até ao fim na cruz. “O Espírito, que o Senhor infunde, dá um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem como Cristo nos amou. O amor conjugal atinge assim aquela plenitude para a qual está interiormente ordenado: a caridade conjugal”.

O matrimônio é um sinal precioso, porque, “quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, “espelha-Se” neles, imprime neles as suas características e o caráter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós. Com efeito, também Deus é comunhão: as três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – vivem desde sempre e para sempre em unidade perfeita. É precisamente nisto que consiste o mistério do matrimônio: dos dois esposos, Deus faz uma só existência”. Isto tem consequências muito concretas na vida do dia-a-dia, porque, «em virtude do sacramento, os esposos são investidos numa autêntica missão, para que possam tornar visíveis, a partir das realidades simples e ordinárias, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a dar a vida por ela».

A vida toda, tudo em comum – Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a «amizade maior». É uma união que tem todas as características duma boa amizade:  busca  do  bem  do outro, reciprocidade, intimidade, ternura, estabilidade e uma semelhança entre os amigos que se vai construindo com a vida partilhada. O matrimônio, porém, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projeto estável de partilhar e construir juntos toda a existência.

Alegria e beleza – No matrimônio, convém cuidar a alegria do amor. Quando a busca do prazer é obsessiva, encerra-nos numa coisa só e não permite encontrar outros tipos de satisfações. Pelo contrário, a alegria expande a capacidade de desfrutar e permite- nos encontrar prazer em realidades variadas, mesmo nas fases da vida em que o prazer se apaga. Por isso, dizia São Tomás que se usa a palavra «alegria» para se referir à dilatação da amplitude do coração. A alegria matrimonial, que se pode viver mesmo no meio do sofrimento, implica aceitar que o matrimônio é uma combinação necessária de alegrias e fadigas, de tensões e repouso, de sofrimentos e libertações, de satisfações e buscas, de aborrecimentos e prazeres, sempre no caminho da amizade que impele os esposos a cuidarem um do outro: «prestam-se recíproca ajuda e serviço».

O amor de amizade chama-se «caridade», quando capta e aprecia o «valor sublime» que tem o outro. A beleza – o «valor sublime» do outro, que não coincide com os seus atrativos físicos ou psicológicos – permite-nos saborear o carácter sagrado da pessoa, sem a imperiosa necessidade de a possuir. Na sociedade de consumo, o sentido estético empobrece-se e, assim, se apaga a alegria. Tudo se destina a ser comprado, possuído ou consumido, incluindo as pessoas. Ao contrário, a ternura é uma manifestação deste amor que se liberta do desejo da posse egoísta. Leva-nos a vibrar à vista duma pessoa, com imenso respeito e um certo receio de lhe causar dano ou tirar a sua liberdade. O amor pelo outro implica este gosto de contemplar e apreciar o que é belo e sagrado do seu ser pessoal, que existe para além das minhas necessidades. Isto me permite procurar o seu bem, mesmo quando sei que não pode ser meu ou quando se tornou fisicamente desagradável, agressivo ou chato. Por isso, «do amor pelo qual uma pessoa me é agradável, depende que lhe dê algo de graça».

Casar-se por amor – A união encontra nesta instituição do matrimônio o modo de canalizar a sua estabilidade e o seu crescimento real e concreto. É verdade que o amor é muito mais do  que  um  consentimento externo  ou  uma  forma  de  contrato matrimonial, mas é  igualmente certo que a  decisão de dar ao matrimônio uma configuração visível na sociedade com certos compromissos manifesta a sua relevância: mostra a seriedade da identificação  com  o  outro,  indica  uma  superação  do individualismo de adolescente e expressa a firme opção de se pertencerem um ao outro. Casar-se é uma maneira de exprimir que realmente se abandonou o ninho materno, para tecer outros laços fortes e assumir uma nova responsabilidade perante outra pessoa.

Amor que se manifesta e cresce – O amor de amizade unifica todos os aspectos da vida matrimonial e ajuda os membros da família a avançarem em todas as suas fases. Por isso, os gestos que exprimem este amor devem ser constantemente cultivados, sem mesquinhez, cheios de palavras generosas. Na família, «é necessário usar três palavras: com licença, obrigado, desculpa».


O diálogo - é uma modalidade privilegiada e indispensável para viver, exprimir e maturar o amor na vida matrimonial e familiar. Mas requer uma longa e diligente aprendizagem. Homens e mulheres, adultos e jovens têm maneiras diversas de comunicar, usam linguagens diferentes, regem-se por códigos distintos. O modo de perguntar, a forma de responder, o tom usado, o momento escolhido e muitos outros fatores podem condicionar a comunicação. Além disso, é sempre necessário cultivar algumas atitudes que são expressão de amor e tornam possível o diálogo autêntico. Reservar tempo, tempo de qualidade, que permita escutar, com paciência e atenção, até que o outro tenha manifestado tudo o que precisava comunicar.

MAGNIFICAT!


 
 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


*            *            *




Missa Padroeira

Em preparação para as festividades da padroeira da cidade, no dia 13 de agosto a Comunidade Santa Luzia acolheu toda a comunidade da Paróquia Santa Rosa de Viterbo para uma celebração Eucarística Especial. Até o dia 4 de setembro, todos os finais foram especiais em celebrações, momentos de oração e carreatas em preparação para a grande festa.

Os casais equipistas estiveram presentes nesse momento especial em celebração presidida pelo Cônego Pedro com muita alegria e fé!


 

 





*            *            *


Interequipes 2017

É um dos eventos que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora oferece aos casais que dele participam. Busca a manutenção da estrutura célula das Equipes de Nossa Senhora. 

Importante destacar a satisfação dos casais quando participam desse evento.

O entusiasmo dos casais em participar de uma reunião em que Cristo é o centro; a integração e o entrosamento dos componentes; membros antigos e recentes no Movimento; a riqueza da partilha da vivência dos PCE´s e da vida de quipe; a constatação da unidade do Movimento; uma riquíssima troca de experiência; e, por que não dizer, um grande Momento de Formação. Por tudo isso e muito mais, participar das Interequipes é uma oportunidade primorosa na vida do equipista.

Na mistura de equipes, nos conhecemos mais; na troca de experiências, amamos ainda mais o Movimento; na diversidade, compreendemos o quanto somos unidade!
Agradecemos pelo envolvimento, dedicação e disponibilidade.

E Deus, mais uma vez, fazendo maravilhas em nós!!!
Parabéns a todos!

Em 2017 realizamos 2 eventos Interequipes:

06/07 Texto para meditação: carta de São Paulo aos Romanos 12, 1-2 e o texto Crescer na Caridade Conjugal (cf. Amoris Laetitia, nº 120-142)

05/10 Texto para meditação: 2Cor 5, 14-20 e o texto “O Discurso de Chantilly de Padre Henry Caffarel - “O Carisma fundador das ENS


*            *            *




Equipistas montam tapetes para celebrar o dia de Corpus Christi

Casais das Equipes de Nossa Senhora participaram da montagem dos enfeites e decoração das ruas.

O trabalho dos casais iniciou bem cedo. Aos poucos, e os materiais se transformaram em obras de arte e em símbolos religiosos. Crianças, jovens, adultos e idosos participaram da montagem do tapete.

O tapete não tem caráter de penitência, não fazemos para pagar promessas. Fazemos por demonstração de fé. É por meio da arte e do dom de cada pessoa que demonstramos a fé em Cristo. 

O Corpus Christi é o final de todo o mistério pascoal. Celebramos a Páscoa, a Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Com esse tesouro da fé celebramos o Corpus Christi. O tapete colorido é um pequeno sinal da nossa fé, alegria e coração que devem bater em sintonia com Jesus.”
 





 



 


*            *            *


Encontro Novo Fôlego


Às vezes na vida de uma equipe, como na vida conjugal, perdemos o ritmo e a equipe torna-se outra coisa: um grupo de amigos, de debate intelectual, de oração, renunciando a um sério compromisso de avançar na Caridade. Partimos na esperança e no entusiasmo. Podemos viver sobre este ímpeto em qualquer tempo. Mas ele desaparece, fatalmente… é por isso que temos de começar de novo, fazer novos começos. Este é provavelmente o segredo de uma vitalidade sempre evidente. É o segredo de uma fecundidade, que se espalhou no mundo inteiro ao longo de seus quase 70 anos de existência do MENS.

O Encontro de Equipes Novo Fôlego (EENF) é dirigida a todas as equipas com mais de 10 anos de caminhada que sentem a necessidade de um novo impulso, e pode ser repetida a cada 5 anos, sempre que a equipe assim entender.

Com este “Encontro de Equipes Novo Fôlego” pretende-se que todos os casais da equipe se interroguem sobre a forma como as três atitudes de vida permitiram o aprofundamento da espiritualidade conjugal, de todos os casais que constituem a equipe. Esta é uma oportunidade para os casais se obrigarem a fazer uma revisão de vida em equipe e de aprofundarem alguns pontos concretos de esforço, no sentido de uma procura de mudança e aperfeiçoamento de atitudes. O “Encontro de Equipas Novo Fôlego” oferece a oportunidade das equipes darem um passo decisivo, apelando a toda a equipe no seu conjunto para refletir sobre o seu percurso e evolução futura, para se renovar.

Aconteceu em Ribeirão Preto no Casa Bahkita, nos dias 20 e 21 de maio, e contou com a presença dos casais da Equipe 4 do nosso Setor. Todos eles retornaram enriquecidos e felizes pelo privilégio em desfrutar do encontro com a presença das diversas equipes da região, trocando pontos de vista e testemunhos sobre a vivência das outras equipes de base.


"Tu és uma pessoa linda e admirável; o amor está para ti, para mim, para as pessoas em geral, como a água está para as plantas. Só aquilo que eu não dei é que pode estar a faltar [...]. Tudo aquilo que eu vejo no outro não é outra coisa senão reflexo de mim próprio".



*            *            *


Aniversário das ENS de Santa Rosa de Viterbo e Dia de Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de maio de 1981 a primeira equipe começou na cidade de Setor Santa Rosa de Viterbo, na Igreja Matriz, iniciando sua caminhada

Na celebração Eucarística especial em comemoração aos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio desse ano, nosso Setor comemorou seus 36 anos desde a primeira reunião.
 
Presidida pelo Cônego Pedro – SCE do Setor, ressaltou em todos os momentos a devoção tão presente no coração das pessoas. É sem dúvida uma grande força da nossa vivência cristã. Longe de desviar nossa atenção de Cristo, ela nos integra no plano de salvação proposto por Deus e realizado por seu Filho único, Jesus Cristo. 

 
 
Por pura Graça de Deus e intercessão de Nossa Senhora de Fátima celebramos duas importante datas para nós casais equipistas!

Damos graças pelos casais e conselheiros que foram os pioneiros nas Equipes de Nossa Senhora em nosso Setor e nos deixaram esse “presente de Deus”!
Que o Espírito Santo nos conceda sua Sabedoria para que também possamos levar esse presente para as gerações futuras.

Virgem de Fátima, ilumine a todos nós “para sermos dignos das promessas de Cristo”!




*            *            *

Sessão de Formação Nível I


Nosso Setor promoveu nos dias 29 e 30 de abril a Sessão de Formação Nível I na Casa da Criança, conduzida brilhantemente pelo SCE Regional - Padre Antônio Élcio (Padre Pitico) e pelo AE Diácono Antônio Centenário (Diácono Cebolinha).





Muitas pessoas conhecem diversas coisas sobre Jesus, mas não conhecem verdadeiramente a Jesus, porque fundamentaram o seu conhecimento numa leitura racional e científica da Palavra e da História, mas nunca tiveram um encontro pessoal com Jesus, nunca entraram na sua intimidade através da oração, nunca procuraram contemplá-lo, nunca quiseram desenvolver uma espiritualidade. Essas pessoas sempre fizeram de Jesus um objeto de conhecimento e não uma pessoa de relacionamento. Nunca viram verdadeiramente Jesus, de modo que não podem compreendê-lo, segui-lo, amá-lo e viver de acordo com os valores que ele propôs.





Destinam-se as Sessões de Formação a casais equipistas que estão em busca de fundamentação da vivência de sua fé e de sua caminhada na Igreja e no Movimento.

O objetivo geral de Sessão é possibilitar aos casais equipistas um período de aprofundamento na sua fé cristã e no Movimento das Equipes de Nossa Senhora.




Os objetivos específicos:
a) aprofundar as dimensões litúrgica, catequética e missionária da vocação cristã;
b) aprofundar a formação teológico-pastoral na doutrina e nos fundamentos da fé e da Igreja;
c) conhecer e analisar a evolução e o desenvolvimento do pensamento da Doutrina Social da Igreja;
d) aprofundar o conhecimento do carisma, da pedagogia e da estrutura do Movimento das ENS;
e) formar novos casais para a missão, tanto no Movimento como na Igreja;
f) renovar e incentivar os quadros internos do Movimento, formando-os para maior compreensão das ENS e da missão de casais cristãos no mundo.


 




 
O conteúdo desse encontro é marcado pelo aprofundamento na Fé e Vida Cristã. Trata-se de uma abordagem geral de temas catequéticos e missionários da vocação cristã, numa evangelização básica que perpassa a História da Salvação. É o ser cristão. Os assuntos abordados nesta Sessão foram os seguintes:
- Plano de Deus - História da Salvação.
- Visão Geral dos Sacramentos.
- Espiritualidade Cristã.
- O Sacramento do Matrimônio - Espiritualidade Conjugal.
- Exigências da fé cristã.
- Compromisso do Cristão.
- Vida em Comunidade - Igreja.




*            *            *


Pós-EACRE 2017


Conforme preconiza o Movimento, no que tange às informações recebidas no EACRE, no dia 19 de fevereiro foi realizado o Pós-EACRE 2017, importante momento de formação para todos os casais equipistas. Esse momento consiste em fazer chegar de forma detalhada e íntegra a todos os casais das Equipes de Base as informações e orientações da Super Região Brasil para o ano em curso. Assim sendo, o Setor vive em plenitude a unidade proposta pelo MENS, percorrendo o mesmo caminho dos diversos irmãos Equipistas espalhados pelo nosso imenso Brasil.






Com a Graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora nos reunimos para juntos vivermos intensamente a missão que nos foi confiada, como equipistas e filhos de Deus. “CONSTRUIR PONTES, MUROS NÃO” é uma bela reflexão que DEUS nos concede. A motivação que nos norteará em 2017 foi tirada do livro de Isaías: “Abri, abri a estrada, aplainai-a! Retirai do caminho de meu povo todo obstáculo!

No encontro estavam representadas todas as 13 equipes de nosso Setor: 9 equipes de Santa Rosa, 3 equipes de Bento Quirino e 1 equipe de Cajuru. 


  

Tivemos também a maravilhosa presença do Casal Regional - Valéria e João, que abrilhantarem nosso encontro com toda sua alegria, energia e fé!

Muito importante também frisar que a Família será o centro das nossas atenções durante todo o ano. Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, se estruturam basicamente em três questões fundamentais: a crise da fé na relação com a família, os desafios internos e os desafios externos, que dizem respeito à realidade familiar, e algumas situações difíceis, relacionadas com a cultura do individualismo e com a desconfiança nas relações estáveis.

Papa Francisco nos transmite particular força nesse projeto: nenhuma família é perfeita, toda família é frágil, contudo contém em si um tesouro “em vasos de argila”, por essa razão, é tarefa da igreja mãe e mestra toma-la pela mão e acompanha-la em seu crescimento. A FAMÍLIA construiu o passado, a família é a garantia de equilíbrio da sociedade no presente e a família é a certeza que teremos um futuro melhor na humanidade. É a obrigação primeira de cada um de nós cristãos defender a família, começando pelo exemplo de nós equipistas, pela qualidade da nossa relação conjugal e familiar.

Para 2017, nos foi apresentado um tema baseado nas conclusões do Sínodo dos Bispos, que resultou na Exortação Apostólica Amoris Lætitia, e faz-se necessário um paralelo entre este documento e as ENS. Este tema, desenvolvido pela Super-Região Itália, baseou-se nos desafios pastorais da família na nova evangelização, nos orientando como responder à estes desafios atuais através de “MUROS NÃO, PONTES SIM”.

E o lema, bem sugestivo e motivador, é o versículo de Isaías 57,14: “ABRI, ABRI A ESTRADA, APLANAI-A! RETIRAI DO CAMINHO DO MEU POVO TODO OBSTÁCULO”.
 

Em consonância com as linhas de ação para 2017, foram propostas as seguintes medidas concretas:

Como LINHAS DE AÇÃO:
1)          VER - Ouvir Perceber os desafios postos à Família
2)          JULGAR - Discernir a vocação da Família
3)          AGIR - A missão da Família hoje (no casal, no lar, no mundo)

E como faremos isso tudo:
MEDIDAS CONCRETA:
1)          OUVIR: Faremos Estudo e debate dos Temas
2)          DISCERNIR: Na Prática dos PCE, com ênfase no RETIRO
3)          AGIR: Na Missão em casal, no lar e no mundo à Serviço da IGREJA.


 
Não tenhamos receio de dizer que as ENS, neste mundo em mudança, fazem a diferença. Elas nos dão apoio, estrutura, confiança e, muitas vezes, proteção contra as perseguições e violências.

Portanto nossa missão, é fazer que a santidade crie raízes em pleno mundo moderno, e como uma grande família que somos, dar esperança e conforto às famílias mais feridas, fazendo crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias!

Não percamos a esperança por causa de nossos limites, e também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida(Amoris Laeitia, 325)

E com o auxílio e proteção de Maria, nossa Mãe, queremos formar uma grande Ponte para o céu, pela beleza de uma comunidade que se envolve, acompanha, trabalha, frutifica e festeja!
Sob as bênçãos de Jesus finalizamos o Pós-EACRE com a certeza que foi feito com todo carinho e zelo. Acreditamos que os casais saíram animados e abastecidos para realizar sua missão com alegria, com os meios que auxiliam sobre a caminhada do movimento! E ao sairmos daqui estejamos animados a frutificar em nossas Equipes tudo o que recebermos neste encontro.

Que o Espírito Santo ilumine a cada um de nós em nossa missão, para que possamos continuar testemunhando e retribuindo o imenso amor que recebemos de Deus!



*            *            *


EACRE 2017





Com o tema “Pontes sim! Muros não! - Abri, a estrada, aplanai-a! Retirai do caminho de meu povo todo obstáculo!” (Is 57, 14) o Movimento das Equipes de Nossa Senhora da Província Sul II – Região SP Nordeste promoveu nos dias 28 e 29 de janeiro, o EACRE – Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe.




O evento que aconteceu no Colégio Marista em Ribeirão Preto e teve início com a Celebração da Santa Missa presidida por padre Antônio Élcio (Padre Pitico), Sacerdote Conselheiro Espiritual Regional.












Construir pontes: “Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um”. Jesus rompeu as barreiras dos céus até a terra para estar junto conosco e também lutou para construir uma ponte para união da humanidade com seu Criador.

A pedagogia dos estudos propostos pelo Movimento orienta para esses três níveis de atenção: VER, JULGAR e AGIR. Ao Ver, devemos Perceber os desafios postos à família hoje; Julgar Discernindo a vocação da família e Agir, disponibilizando nossa energia para a missão.


Ao elaborar o Tema de Estudo para 2017, a Super Região Itália buscou atender de forma efetiva as intenções do sínodo da Família, atenta ao documento pastoral Amoris Laectia. Na ordem dos capítulos, buscou‐se contemplar no estudo, descobrir a certeza de que seguindo os ensinamentos de Jesus podemos também transfigurar nossos corações e que, sendo criados à imagem e semelhança de Deus, adquirimos o compromisso de uma nova aliança de fidelidade. O impactante toque do criador oferecido a Adão vence a fragilidade da dúvida de quem somos nós; testemunhas que educam na Fé na família, pessoas que com coragem olham para o alto e sentem a força de Deus nos enviando Luz como possibilidade de separar as trevas, transformando o caos e nos mostrando que o maior e mais significativo sinal dos tempos foi a estrela que guiou os Reis Magos até o Menino Jesus.

Este ano o Movimento nos leva a VER os desafios impostos à família, a DISCERNIR a sua vocação e a LUTAR contra o comodismo que nos invade a alma. A Missão da família hoje, começa no casal. Neste particular, “o discernimento nunca poderá prescindir da verdade e da caridade do Evangelho, propostas pela Igreja. Para que isso se verifique, devem ser garantidas as necessárias condições de humildade, discrição, amor à Igreja e ao seu ensinamento, na busca sincera da vontade de Deus e no desejo de chegar a uma resposta mais perfeita possível à mesma”.

Nas medidas concretas, fica claro que o Movimento espera mais de nós, no Retiro e na abertura à Missão.

As Medidas Concretas para 2017 compreendem: o OUVIR , através do Estudo do Tema 2017, e d o livro Reunião de Equipe e Casamento, matrimonio do dia a dia, para as equipes em Pilotagem . – o DISCERNIR, através da Prática dos PCE’s, com ênfase ao Retiro. E o AGIR, estando disponível para a Missão e atender aos chamados dos diversos meios que o Movimento dispõe para evangelizar o mu ndo com o seu carisma. Esses meios são: Experiência Comunitária , o projeto Crescer no Amor, EJNS, Comunidades Nossa Senhora da Esperança, Pastoral Familiar da Paróquia do casal e os Intercessores.



*            *            *



II Promoção de Pizzas das ENS

No último dia 4 de fevereiro as Equipes de Nossa Senhora do Setor Santa Rosa de Viterbo, Bento Quirino e Cajuru realizaram a II Promoção de Pizzas.

Com o principal objetivo de levantar recursos para a formação dos casais e a continuidade dos projetos do Movimento das Equipes de Nossa Senhor em nosso Setor, a comunidade colaborou significativamente e foram vendidas 550 pizzas.

Muito importante também ressaltar que várias foram as contribuições de pessoas e do comércio com recursos ou produtos para a confecção das pizzas.

Nesse sentido reforçamos o compromisso do MENS como movimento de espiritualidade conjugal da Igreja Católica, constituídas por casais que acreditam no ideal do matrimônio cristão e que desejam: 
  • Firmar a sua vida de casal e de família no Evangelho;
  • Manter-se fiéis às promessas do seu batismo;
  • Colocar Cristo no centro da sua vida;
  • Procurar conhecer melhor a vontade de Deus a respeito do homem e da mulher para que a possam cumprir;
  • Dar testemunho de Deus através da sua vida;
  • Levar ao mundo a mensagem de Cristo;
  • Dar testemunho dos valores cristãos na sua vida social e profissional;
  • Dar o seu apoio ativo à Igreja, aos bispos e ao clero;
  • Fazer das suas atividades uma colaboração com Deus e um serviço aos outros;
  • Promover o matrimônio e a vida de família na sociedade.
Agradecemos o esforço, empenho e carinho de todos os casais equipistas pelo sucesso alcançado. Sucesso comprovado, pois quem adquiriu aprovou a qualidade e o sabor!


*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário